Fala galera do Blog Decole Conosco, hoje vamos contar um pouco dos passeios que fizemos na cidade de Curitiba sendo 90% deles gratuitos e ao ar livre, começamos nosso tour pelo famoso e lindíssimo Jardim Botanico, que esse ano esta completando 30 anos. A famosa estufa está fechada devido a pandemia, mas fomos conhecer o novo espaço chamado de Galeria da Quatro Estações. 

O tempo não estava ajudando muito com muitas nuvens e alguns períodos de chuva, como vocês irão ver no vídeo abaixo.

 

Saindo do Botânico, fomos conhecer a Praça do Japão que fica no bairro de Agua Verde. Na praça tem a escultura de Buda no centro de um dos lagos, tem como simbologia a irmandade entre Curitiba e Himeji, além de transmitir a paciência e arte dos japoneses, presentes no Brasil desde o início do Século XX.

Há também uma lanterna esculpida em pedra, um símbolo tradicional nos jardins do Japão, que foi doada pela assembleia legislativa de Hyogo, região co-irmã do Paraná, em 1979.

A praça conta ainda com o "Portal Japonês e o "Memorial da Imigração Japonesa".

Em julho de 2018, foi aberto o Espaço Tomie Ohtake, em homenagem à artista plástica, falecida em 2015. Uma obra de sua autoria, composta por uma escultura vermelha de sete metros de altura e estruturada em aço, foi instalada no local.

Aproveitamos que tínhamos o sábado todo pela frente e fomos conhecer o Parque Tanguá, um dos mais famosos de Curitiba. Com 235.000 m2, localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Foi inaugurado em 23 de novembro de 1996, com entrada gratuita.

 Nossa próxima parada foi na Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau. Posteriormente, foi declarada de utilidade pública por lei municipal (1993) e estadual (1996).

Está localizada no Bosque Zaninelli, que possui 37 mil m². No local, havia uma pedreira explorada pela família Zaninelli, desativada em 1983. O bosque possui densa mata nativa, várias espécies de aves e um lago com de 8 metros de profundidade, onde existem carpas.

No dia seguinte, fomos conhecer o Parque Tinguí, localizado no centro cívico de Curitiba. 

 O Parque Tingui reúne em sua área a Praça Brasil 500 Anos, que celebra a chegada dos portugueses ao país, e o Memorial Ucraniano, em homenagem aos imigrantes desta que é uma etnia com marcante presença em Curitiba.   

A Praça Brasil 500 Anos, inaugurada em 19 de abril de 2000, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil, foi revitalizada em 2021.

Depois do parque fomos conhecer o famoso Mercado das Pulgas no centro da cidade.

 
O Mercado das Pulgas de Curitiba possui 3.000m2, com mais de 100 mil itens diversos, antiguidades, obras de arte, lustres, cristais, pratarias, bronzes, porcelanas, quadros, móveis sala de jantar e estar, atuais e de época, som, rádio, TV e fotografia, equipamentos. esportivos,curiosidades e muito mais, um museu comercial.

Nós só entramos para conhecer, não compramos nada, porém estacionamento é cobrado a parte com desconto para clientes.

Para finalizarmos nosso passeio antes de irmos ao aeroporto, fomos conhecer o Parque Barigui,  que é um dos maiores da cidade, sendo, também, um dos mais antigos, recebeu o nome do rio Barigui que passa em seu interior e foi represado para formar um grande lago.

O local possui uma via pública que corta o ambiente em duas seções: de um lado existe um bosque e trilhas no meio da mata e do outro lado, o lago, que é habitado por um jacaré, assim como aves, capivaras e pequenos roedores. 

O parque é aberto 24hs e está localizado no bairro de Bigorrilho.

Bom galera esse foi nosso tour por Curitiba, confira os nossos próximo post sobre os atrativos da Cidade de Ponta Grossa.

Siga nosso Instagram: @decoleconosco 

 


 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem