O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem registrado nas últimas semanas cenas de caos e longas filas na imigração. Na ultima terça-feira (17), passageiros chegaram a relatar até seis horas de espera.
"A fila às vezes andava rápido, às vezes parava. Ficava muito tempo travada. Eu fiquei quase seis horas na fila", disse um passageiro à CNN Portugal. "Praticamente cinco horas esperando em pé, sem água, sem comida, sem poder sentar e sem receber nenhuma informação", acrescentou outra.
No centro das cenas caóticas está a adoção de um novo sistema de controle de fronteiras que vem sendo utilizado em Portugal desde o início de outubro – o EES (Entry/Exit System).
ntre as mudanças adotadas estão "as entradas e saídas de viajantes de países terceiros que passam a ser registradas eletronicamente, com indicação da data, hora e posto de fronteira", substituindo os tradicionais carimbos nos passaportes.
A medida vale para cidadãos não pertencentes à União Europeia que cheguem a Portugal para estadias de até 90 dias.
Problemas técnicos têm provocado dificuldades, sobretudo aos passageiros fora do Espaço Schengen, relatou a CNN Portugal.
Os passageiros portugueses temem que a situação caótica no aeroporto fique ainda pior com a movimentação do Natal e Ano Novo.
No entanto, o governo português já admite a possibilidade de trabalhar com um plano de contingência – e suspender temporariamente o novo sistema adotado – para evitar longas filas.
Fonte: CNNBrasil
