Controladores de voo e profissionais das áreas de meteorologia, informações aeronáuticas, rádio e manutenção da Nav Brasil preparam paralisação nos aeroportos do país nos dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro.
O movimento “Proteção ao voo: por segurança e dignidade” é organizado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV). A entidade informa que serão suspensos apenas os serviços que não afetam a segurança dos voos, por uma hora, em dois turnos (das 11h às 12h e das 15h às 16h).
A Nav Brasil opera em 44 aeroportos e, de acordo com o Sindicato, a paralisação atingirá os terminais de Guarulhos, Campinas, Santos Dumont, Macaé, Vitória, João Pessoa, Aracaju, Londrina e Joinville.
Em entrevista ao site CNTTL, o presidente do SNTPV, o meteorologista com 34 anos de profissão, Rogério Varela explica que o motivo da paralisação da categoria — que reúne 1.600 profissionais — é o descumprimento de promessas feitas pela empresa referentes ao Acordo Coletivo de Trabalho de 2023/2025, que está em vigência.
As principais cláusulas não cumpridas tratam de melhores condições na assistência à saúde e a implantação do Plano de Cargos e Salários, questões acordadas em conciliação no Tribunal Superior do Trabalho, mas que não saíram do papel. Somam-se a esses motivos as reduções de direitos e a defasagem salarial ocorridas durante a pandemia.
Fonte: CNTTL
Postar um comentário