A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu de forma cautelar, a partir desta terça-feira (11), as operações aéreas da VoePass.
A empresa formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas a princípio é temporária e estará ativa até que seja comprovada junto ao órgão regulador, a correção de “não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos.”
Os passageiros que possuam viagens marcadas devem procurar a companhia e ou agência responsável pela venda para reembolso ou reacomodação em outras empresas. Atualmente a VoePass opera com seis aviões atendendo 15 destinos em voos comerciais.
Segundo a ANAC, a suspensão do funcionamento foi tomada após identificar a “incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela Agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.”
Isto vem depois da agência reguladora instaurar uma operação assistida, fiscalizando as instalações da VoePass após o acidente em 9 de agosto do ano passado na cidade de Vinhedo.
Em outubro os fiscais da ANAC exigiram uma redução na malha de voos e maior tempo em solo dos aviões para correção de irregularidades encontradas, mas no final de fevereiro de 2025, em novas auditorias, foi constatada uma degradação, ou seja, piora no sistema de gestão e descumprimento de determinações da reguladora da aviação.
Por fim, a ANAC no seu comunicado para a imprensa, destacou que essas situações quebraram a confiança em relação aos procedimentos internos da VoePass para identificar e corrigir riscos da operação aérea.
Nos seus perfis oficiais e site, a VoePass ainda não se manifestou sobre e o texto será atualizado com a nota da empresa.
Fonte: Diario dos Trilhos
Postar um comentário