Se depender dos índices do site Reclame Aqui deste ano, o setor de Turismo não vai nada bem. Após revelar que as queixas contra agências subiram 10% entre janeiro e agosto, e as de hotéis, 20%, o site revelou agora que as reclamações contra companhias aéreas tiveram um aumento de 37% no período na comparação ano a ano, saltando de 25,5 mil para 34,9 mil.

De acordo com o levantamento do portal, as principais reclamações são referentes às bagagens, englobando 22% das queixas; seguem ainda problemas no cancelamento (19%), reembolso (18%), cobrança abusiva (11%) e atendimento (9%).

AZUL E GOL MELHORES AVALIADAS
Ao considerar apenas os últimos seis meses, entre abril e setembro, destacam-se entre as aéreas nacionais as atuações de Azul e Gol. Ambas ganharam a reputação "Ótimo" do site, ao solucionarem 86,1% e 79,1% das queixas, respectivamente. A Azul, no período, recebeu 3.677 mil reclamações, enquanto a Gol teve 4.890 queixas.

Já a Avianca Brasil se destaca pelo tempo médio de resposta (14 horas), mais rápido que as demais aéreas nacionais, e por ser a companhia com menos reclamações entre as quatro principais do Brasil (3,5 mil) - abaixo dela aparece a regional Passaredo, com 122 queixas. Seu índice de solução, porém, foi de 63,9%, atrás de Gol, Latam e Azul.

A Latam Airlines Brasil, por fim, lidera em reclamações, com 11.820 mil queixas, das quais 67,1% foram solucionadas; seu tempo médio de resposta foi o mais demorado entre as companhias: seis dias e duas horas.
Confira na tabela abaixo o ranking das aéreas brasileiras considerando o índice de solução, onde aparece também a Passaredo, com o pior índice entre as nacionais:





AÉREAS INTERNACIONAIS
Entre as companhias internacionais que voam ao Brasil, o índice de solução cai consideravelmente, muito por se tratarem de empresas internacionais, sendo que o Reclame Aqui é focado no público nacional. Mesmo assim, com destaque aparece a Delta Air Lines, única que soluciona mais de metade das queixas no site - seu índice de problemas resolvidos é de 63,6%.


Em sequência aparecem Tap (43,6%), KLM (38,7%), Alitalia (30,3%) e Air Europa (30%), únicas estrangeiras acima dos 30% no índice de solução.

No outro extremo está a United, que aparece no portal com 0% das reclamações solucionadas. Entre 20% e 30% de queixas resolvidas aparecem ainda Copa, American, Avianca Holding, Lufthansa, Air France e Iberia.

Fonte: Panrotas

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem