quarta-feira, 25 de junho de 2025

Anac cassa certificado de operador aéreo da VoePass

 

Foto: Decole Conosco

A  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu, ontem (24), pela cassação do Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass, após identificar falhas graves e persistentes no Sistema de Análise e Supervisão Continuada (SASC) da companhia.

A cassação ocorre após a realização de operação assistida que teve início após o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), e suspensão das operações da empresa em 11 de março de 2025.

No curso da operação assistida, a Anac verificou falhas na execução de itens de inspeção obrigatória de manutenção, que não foram detectadas nem corrigidas pelos controles internos da empresa — um indício de que o sistema de supervisão da companhia havia se degradado, comprometendo sua capacidade de atuar preventivamente.

Nesse contexto, destaca-se que há alguns serviços de manutenção em aeronaves de alta relevância que, se não forem realizados de maneira adequada, podem gerar problemas graves, como falhas e defeitos. Por essa razão, as regras da aviação exigem que esses procedimentos sejam classificados como itens de inspeção obrigatória. Nesses casos, depois de realizada a tarefa de manutenção, ela precisa ser conferida por um segundo profissional habilitado que não tenha participado da realização do serviço. A revisão serve justamente para se ter a certeza de que tudo foi feito corretamente.

Esse requisito procedimental na manutenção de aeronaves cria uma barreira de segurança redundante, ou seja, uma proteção extra. Mesmo que algo tenha passado despercebido na execução da tarefa, a segunda checagem é uma oportunidade para identificar e corrigir falhas antes que a aeronave retorne à operação.

No contexto da fiscalização da Agência, foi identificado que a Voepass não realizou algumas dessas inspeções obrigatórias requeridas. No âmbito da operação assistida, o problema foi apontado pela Anac e inicialmente corrigido pela empresa, mas, ainda assim, voltou a se repetir com outras aeronaves da frota e em diversas tarefas de manutenção. Esse cenário fundamentou a conclusão da perda da capacidade de atuação do SASC da companhia.

É importante ressaltar que problemas operacionais podem ser encontrados e corrigidos em empresas aéreas. No entanto, o que a Anac identificou, no caso da Voepass, foi a perda de confiabilidade dos mecanismos internos de detecção e correção de problemas, além da caracterização de um desvio dos procedimentos de manutenção estabelecidos para a empresa. Ou seja, a estrutura da empresa deixou de oferecer garantias de que eventuais falhas seriam tratadas antes de comprometer a segurança das operações.

Diante da constatação de que os controles da empresa não eram mais confiáveis, a Anac agiu imediatamente, suspendendo cautelarmente as operações da companhia em 11 de março de 2025 e instaurando, paralelamente, o processo sancionador, em que é assegurado ao interessado o direito à ampla defesa e ao contraditório.

O Certificado de Operador Aéreo (COA) representa a responsabilidade e o compromisso da empresa em seguir os padrões de segurança exigidos na aviação civil, conforme os requisitos de sua certificação. A cassação do COA, neste momento, é resultado do processo sancionador que foi conduzido após a suspensão cautelar, e reforça o compromisso da Agência com a proteção dos passageiros e com a integridade da aviação civil brasileira.

Texto via Anac

Fonte: Revistaflap

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Gol inicia nova rota entre Brasil e Estados Unidos

 

Foto: Decole Conosco 

A Gol Linhas Aéreas iniciou sua nova para os Estados Unidos, neste ultimo domingo (15) conectando Belém e Miami.

Operado pelo Boeing 737 MAX 8 de matrícula PS-GRB, o voo inaugural partiu às 11h57 (local) de Miami e está previsto para chegar por volta das 18h40 (local) na capital paraense. A decolagem de Belém para a Flórida está marcada para às 23h (local).

A companhia passa então a oferecer dois voos semanais entre as localidades, às quintas e aos domingos. Durante o período da COP30, em novembro, a frequência será aumentada para três semanais.

Fonte: Revistaflap

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Azul suspende algumas rotas MT

 

Foto: Decole Conosco 

A companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai encerrar os voos diretos que saem de Cuiabá para seis cidades brasileiras: Alta Floresta (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Maceió (AL). A medida passa a valer a partir de 1o de julho.

De acordo com a Centro-Oeste Airports CoA), empresa que administra os quatro aeroportos de Mato Grosso, a definição das rotas e horários é de responsabilidade das companhias aéreas, que realizam ajustes visando as suas estratégias operacionais e comerciais.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Galeão será principal hub da GOL

 

Foto: Decole Conosco


Após anunciar a saída do Chapter 11, a Gol Linhas Aéreas revelou seus próximos passos, entre eles, ampliar sua presença no Rio de Janeiro.

Em uma entrevista exclusiva ao portal Panrotas, Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol, comentou que a empresa irá fortalecer sua operação no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) com a ideia de transformar o terminal em seu principal hub de voos domésticos, a médio prazo.

Fonte: Revistaflap

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Cunha o que fazer nessa cidade com clima de montanha em SP

Decole Conosco apresenta uma viagem encantadora por Cunha (SP), uma cidade com clima de montanha e paisagens deslumbrantes, repleta de natureza, cultura e gastronomia.

Entre os destaques do vídeo estão:

🌿 Parque Nova Cunha – Um espaço ideal para relaxar.
Centro Histórico – Com a charmosa Igreja Matriz.
🛍️ Mercado Municipal – Pequeno, mas repleto de produtos locais, como doces e cachaças.
🚗 Capital do Fusca – Cunha é conhecida pelo grande número de Fuscas nas ruas!
💜 Contemplário (Lavandário) – Um belo campo de lavandas com trilhas, restaurante e loja.
💦 Cachoeira do Pimenta – De fácil acesso, com águas cristalinas e paisagem encantadora.
⛰️ Pedra da Marcela (Serra da Bocaina) – Trilha com vista incrível no alto da serra.
🌳 Parque Serra do Mar – Núcleo Cunha – Conta com centro de visitantes e mini museu natural.

🍫 No caminho, o vídeo ainda mostra paradas gastronômicas como um chocolatário, uma cervejaria artesanal e o restaurante Estação Dom Pedro, famoso por queijos e embutidos.

Cunha se revela um destino perfeito para quem busca natureza, sossego e boas experiências gastronômicas no interior de São Paulo

Confira nosso video.



Visite nossas redes sociais.

Instagram: / decoleconosco Tiktok: / decoleconosco


Azul volta a operar voos entre Campinas e Porto em Portugal

 



A Azul Linhas Aéreas retomou ontem, 1º de junho, seus voos a um destino internacional operado a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP): Porto, em Portugal.

A volta da operação ocorre durante a temporada de verão da Europa, quando os dias são mais longos e há ainda mais opções de lazer em Portugal e em países vizinhos.

 Serão três operações semanais para a cidade do Porto, realizadas em aeronaves Airbus A330-900 (A330neo), com capacidade para 298 passageiros, sendo 34 assentos na classe executiva.

Porto já foi um destino regular da empresa antes da pandemia da Covid-19.

Além de Viracopos, o aeroporto de Recife também passará a contar com serviços para Porto a partir da quarta-feira, 4 de junho.

Fonte: Aeroin