segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Azul suspende operação em 12 cidades brasileiras

Foto: Decole Conosco 

 A companhia aérea Azul informou nesta sexta-feira (24) a suspensão total de suas operações em 12 cidades brasileiras a partir do dia 10 de março. Os voos serão encerrados em Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); e Barreirinha (MA).

A companhia alegou, em nota à imprensa, uma série de fatores, “que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”.

“As mudanças fazem parte do planejamento operacional da Companhia, e os Clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.


Fonte: MSN

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

ATR da Voepass devem ser devolvidos pelo dono, por falta de pagamento

 


A Voepass deverá ficar em breve sem duas aeronaves ATR, após uma decisão da justiça autorizar a reintegração de posse por falta de pagamento.

Uma decisão judicial em favor da Dubai Aerospace Enterprise (DAE) permitiu que a companhia árabe de leasing (que compra aviões e os aluga para companhias aéreas) faça a reintegração de posse de duas aeronaves ATR 72-600 que arrendou para a Voepass.

As aeronaves de matrícula PR-PDZ e PR-PDX estão sem pagamento desde abril do ano passado, e mesmo após várias notificações, a companhia aérea não tem feito pagamento ou dado uma previsão de quitar as dívidas.

Esta decisão judicial foi emitida na última terça-feira, 14 de janeiro de 2025, pelo juiz Benedito Sérgio de Oliveira, da 12ª Vara Cível de Ribeirão Preto, como informa documento obtido pelo jornal Estadão.

Na justiça, a DAE afirmou que o PR-PDZ está parado há meses e sendo canibalizado (retirando peças para outra aeronave voar). O PR-PDX também teria sido fonte de peças para outras aeronaves, mas acabou recebendo componentes do próprio “irmão” PR-PDZ para ser colocado em voo.

Dados da plataforma de rastreamento de voos AirNav Radar apontam que o PR-PDX está sem voar desde 4 de agosto do ano passado, enquanto o PR-PDZ fez seu último voo duas semanas atrás, em 4 de janeiro de 2025.

Fonte: Aeroin

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Azul e Gol anunciam acordo para fortalecer setor aéreo

 


A Azul e a Abra, principal investidora da GOL e da Avianca, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para a possível fusão de suas operações no Brasil. A união pretende fortalecer o setor aéreo brasileiro no cenário global, ampliando destinos, rotas e conectividade para os consumidores, com mais voos domésticos e internacionais. As empresas, que têm cerca de 90% de rotas complementares, planejam manter marcas e operações independentes, apesar da integração estratégica prevista.

“A Azul foi criada para expandir o acesso dos brasileiros às viagens aéreas, aumentando a conectividade em todo o país”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul. Ele destaca que a fusão permitirá atender mais de 200 cidades no Brasil, fortalecendo o setor em um mercado altamente globalizado. “O aumento da conectividade, a geração de empregos e a oferta de um serviço de alta qualidade com a melhor relação custo-benefício são alguns dos resultados positivos esperados deste acordo”, completa.

Fonte: Passageiros de Primeira 

sábado, 11 de janeiro de 2025

Azul cancela voo em estados do nordeste

 



A Azul Linhas Aéreas anunciou que irá suspender voos em destinos nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Entre os voos suspensos estão rotas operadas pela própria Azul e da subsidiária sub-regional Azul Conecta. A medida entra em vigor a partir de 10 de março.

Em nota, a Azul afirmou que os cancelamentos se devem a uma série de fatores “que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”.

A empresa também fala da falta de peças para manutenção de aeronaves, principalmente de ATRs, modelos operados pela Azul em voos regionais.

Já Maranhão, a Azul irá suspender a rota São Luís-Barreirinhas (Conecta). A baixa ocupação, média de 27%, contribuiu para a inviabilidade da rota, segundo a empresa. E no Rio Grande do Norte, a empresa vai cancelar a rota Natal-Mossoró.

Fonte: MSN


segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Gol Linhas Aéreas deixará de ter serviço de bordo em alguns voos nacionais

 

Foto: Decole Conosco

A Gol Linhas Aéreas deixará de ter serviço de bordo em alguns voos nacionais. Em rotas com até uma hora de duração será servido apenas água. As mudanças estão em vigor desde 1º de janeiro. A distribuição da bebida (sem gelo) será feita sob demanda manualmente.

A exceção é a ponte aérea entre Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em que a distribuição de snacks, café e refrigerante continua. Passageiros não terão mais a opção de suco.

Nos voos com mais de 60 minutos de duração, o serviço de bordo inclui as mesmas bebidas (café, água e refrigerante) e um snack. Segundo a companhia, as opções de snack são cookies Tortuguita, biscoito recheado Tortuguita, snack Piraquê ou chips de batata doce, que variam de acordo com a rota e a duração do voo.


Fonte: MSN