quinta-feira, 30 de junho de 2022

Torre de controle do GRUAirport está sendo modernizada

 


A Torre de Controle, administrada pela NAV Brasil, do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está passando por uma modernização em sua infraestrutura e equipamentos.

Enquanto a revitalização acontece, o controle do tráfego aéreo no aeródromo passou a operar de uma torre temporária, localizada no topo do prédio administrativo do Terminal 2. O processo de modernização já substituiu os quatro Sistemas de Pouso por Instrumento (ILS) e as Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), além dos sistemas de controle de balizamento, e ainda serão instalados, um novo radar de solo e um sistema de redundância do balizamento de pista.

As ações estão sendo coordenadas entre a GRU Airport, concessionária do aeroporto, juntamente com os órgãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a empresa pública NAV Brasil, responsável pela prestação dos serviços de navegação aérea no aeródromo de Guarulhos. Ao todo, mais de 100 profissionais foram envolvidos no projeto, com prazo estimado para conclusão em outubro de 2022.

Fonte: Flap Internacional

terça-feira, 28 de junho de 2022

CVC, Decolar.com, 123 Milhas, Max Milhas e Viajanet são investigadas após queixas de consumidores

 


Queixas de consumidores sobre a prestação dos serviços das agências de turismo durante a pandemia levaram a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a abrir processo administrativo, nesta segunda-feira (27), contra cinco empresas do ramo - CVC, Decolar.com, 123 Milhas, Max Milhas e Viajanet

A Senacon busca apurar possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor no que diz respeito a cancelamentos, remarcações, reembolsos e reaproveitamento de créditos de viagens e reservas.

De acordo com o ministro da Justiça, Anderson Torres, a apuração é necessária. “O consumidor não tem poder de escolha quanto ao real prestador, pois a agência faz todo o meio de campo”, explicou.

As cinco agências que são alvo das apurações da Senacon apresentaram o maior número de queixas registradas na plataforma Consumidor.gov.br, durante a pandemia. Entre os principais problemas relatados estão: dificuldade para alterar ou cancelar o contrato/serviço e a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos, reembolso e retenção de valores. 

Ao longo de 2020 e 2021, os números de reclamações tiveram dois momentos de pico: o primeiro a partir de abril de 2020, com o início das restrições para o setor de turismo em função da pandemia e, o segundo, um ano depois, quando as empresas deveriam começar a reembolsar os consumidores que tiveram, por exemplo, viagens canceladas.

Caso condenados nos processos, as agências estão sujeitas ao pagamento de multa no valor de até R$13 milhões e outras punições.

Fonte: Gov.br

 

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Azul terá voos internacionais regulares saindo de Guarulhos


Foto: Magno Sousa

A Azul Linhas Aéreas inaugurará voos regulares entre São Paulo e Punta del Este a partir de 3 de julho. A companhia aérea brasileira terá dois voos semanais no Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros.

Além de aumentar sua presença no Uruguai, esta será a primeira vez que a Azul realiza voos regulares partindo do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. Até então, as operações na cidade da Grande São Paulo estavam totalmente concentradas em rotas domésticas.

Fonte: Aeroin

terça-feira, 21 de junho de 2022

Barraco no ar: Passageiro é preso após ameaçar e agredir comissários da Latam em voo

 


A Polícia Federal prendeu em flagrante um passageiro de 42 anos na manhã da última segunda-feira (20), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, após um desentendimento a bordo de um Airbus A320, registrado sob a matrícula PR-XBF da Latam.

O flagrante aconteceu após desembarque do passageiro de voo oriundo de São Paulo, por volta das 02h da manhã, sendo constatado indícios de que o homem havia ameaçado e agredido comissários de bordo durante o voo e que suas atitudes teriam afetado a segurança dos demais passageiros.

O acusado é professor do curso de direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ocupa cargo de assessor especial do gabinete do reitor da UFC, Cândido Albuquerque. Ele negou o crime em interrogatório na PF, mas acabou indiciado por atentado contra a segurança de transporte aéreo, conforme o artigo 261 do Código Penal Brasileiro, e está à disposição da Justiça Federal.

Conforme o artigo 261, “expor a perigo uma aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir, ou dificultar a navegação aérea”, pode levar a uma pena de reclusão de dois a cinco anos.

Em nota, a Latam comentou que solicitou reforço da Polícia Federal para realizar o desembarque de um passageiro desordeiro que viajava no voo JJ-3084, que havia partido do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A companhia ainda informou que realizou todos os procedimentos previstos para tal situação e que a aeronave pousou sem intercorrências.

Fonte: Aeroin


domingo, 12 de junho de 2022

Gol retorna voos para Mendonza na Argentina

 


Neste sábado (11), às 14h16, horário local, o primeiro voo da GOL Linhas Aéreas, proveniente de São Paulo, pousou no aeroporto de Mendoza (Argentina). A companhia aérea brasileira terá três operações semanais no Boeing 737-800 e 737 MAX 8, com capacidade para 186 passageiros.

A GOL retomou seus voos para Mendoza após uma suspensão de 27 meses devido à pandemia do Coronavírus. A cidade é o segundo destino da empresa na Argentina depois de Buenos Aires.

Fonte: Aeroin